quinta-feira, 10 de março de 2016

Um ano em efetivo exercício

Escolher uma profissão é um desafio que todos temos e/ou teremos de tomar um dia, nem que seja por acaso.
Há exatos 365 dias, eu tomava uma das decisões mais difíceis que já tive de tomar, eu abria mão de um cargo público, efetivo, me exonerava e escolhia assumir o cargo de Professor, ser nomeado como tal e, mal sabia que não teria mais nome e sobrenome, seria reconhecido em todos os lugares que passasse, apenas como “Professor”.
Confesso que ao pisar em uma sala de aula pela primeira vez tive medo, tremi, suei, gaguejei, mas tive de me segurar, assumir para mim e, para todos que estavam diante de mim para serem “ensinados”, que eu era o Professor em exercício naquele momento.
Hoje completa exato 1 ano de efetivo exercício. Como tudo nessa vida, nada é fácil, eu já sabia e, todos sabem. Toda dificuldade não faz menor a profissão.
Mas sou grato, de qualquer forma, foram 365 de dedicação, tive mesmo de me dedicar e, me mantenho por orgulho de ser Professor, ser educador, tenho fé na profissão, se todos nos unirmos seremos uma classe forte, com capacidade sim de fazer a diferença.
Eu escolhi educar, escolhi estudar mais para ensinar melhor, escolhi querer fazer a diferença em cada sala que entrei nesse grande e curto tempo.
Sempre que me despeço de uma turma, insisto em dizer: Se um destes que já me ouviram e dos que ainda me ouvem, saír melhores como pessoa do que entrou e, tiver absorvido aquilo que aprendi e hoje me empenho e me proponho a ensinar, eu já terei cumprido a minha missão.
Hoje entendo que missão é muito mais do que vontade, missão é fazer que tudo que você faça, reflita positivamente na vida de alguém.
Obrigado a todos que já se dispuseram a me ouvir.
Obrigado a todos que de alguma forma confiaram no “Professor mais novo da unidade”.
Que venham novos educandos, que venha o tempo que tiver de vir na frente de uma sala de aula, que venham os desafios que tiverem de vir. Que eu tenha sempre a força para me sustentar como um difusor de novos mundos, um expansor de conhecimentos e criador de novos sonhos e, mantenedor daqueles que já estão imersos neles.

Eu só peço sabedoria, calma, paciência, direção, controle, respeito, autoridade e autonomia, para fazer dessa profissão e para essa profissão, o melhor. 
10/03/2015 - 10/03/2016.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
-Cora Coralina


"Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar." 
       -Thomas Mann

"A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores." -Jean Piaget


terça-feira, 1 de março de 2016

O 17 de Fevereiro nunca publicado.

O tempo e suas malícias.
...E, quando achei que era hora de recomeçar, inteiro, recuperado e cicatrizado... Não deu, não foi.
Por que?
Eu ja deveria saber, ou ao menos ter desconfiado do destino, MAKTUB, o 17 de Fevereiro não fora publicado no dia e, a vida com suas malícias e minúcias me disseram o porquê.
O 17 de Fevereiro já deixou de existir na forma escrita, não guardei para lembrar, como feito de costume. O texto escrito fora descartado sem direito a releitura, sem uma absolvição que, talvez, venha com o passar do tempo, mas aí, ganhará um novo conto, uma nova fábula, nascerá de um novo jeito, mais forte, verdadeiro, decidido, assumido, ou, nem chegará a brotar mais, para que nasça um novo, duas partes tem que concordar, eu sozinho, não faço nem se quer, uma narração.
Enquando uma das partes esteja em uma amarração no passado, não há como brotar uma nova história.
Eu sei que, estou disposto, não sei se pronto, mas decidido a recomeçar, refazer, reiniciar e, acima de tudo, dedicar o que há de melhor para que isso  se torne isso ❤.
Que venha no tempo pré determinado, perdi a coragem do pedido, mas esperarei, porque certamente, o que tiver de vir, virá, eu sei, está escrito em algum lugar, na linha do tempo, eu sei que está, MAKTUB.

"E quando um certo alguém
Cruzou o teu caminho
E te mudou a direção...
E quando um certo alguém
Desperta o sentimento
É melhor não resistir
E se entregar"
-Um Certo Alguém - Lulu Santos